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Os “Filhos de Deus” foram anjos que se casaram com mulheres?

Gênesis 6:2 é um versículo intrigante que menciona os “filhos de Deus” se casando com as “filhas dos homens”. Essa passagem tem sido objeto de interpretações diversas ao longo da história e tem gerado debates teológicos.

Neste artigo, exploraremos alguns tópicos relacionados ao tema, analisando inclusive diferentes perspectivas sobre a identidade dos “filhos de Deus”.

Identidade dos “Filhos de Deus”

A primeira questão a ser abordada é a identidade dos “filhos de Deus”. Existem duas principais interpretações:

a) Anjos caídos: alguns entendem que os “filhos de Deus” se referem a anjos que se rebelaram contra Deus e desceram à terra para se envolverem com mulheres humanas. Essa interpretação é baseada na compreensão de que o termo “filhos de Deus” é usado em outras passagens bíblicas para se referir a anjos (Jó 1:6; 2:1; 38:7).

b) Descendentes de Sete: Outra interpretação é que os “filhos de Deus” são descendentes piedosos de Sete, filho de Adão e Eva — Gn 4:26. Essa perspectiva considera que a distinção entre os “filhos de Deus” e as “filhas dos homens” se refere a uma divisão entre linhagens piedosas e ímpias.

Lembrando também que em Deuteronômio, especificamente no capítulo 14, versículo 1, os descendentes da linhagem de Sete, ou seja, o povo de Israel, são chamados de “filhos do Senhor”. Esse termo enfatiza a relação especial e íntima entre Deus e seu povo piedoso.

Implicações teológicas

A interpretação selecionada para os “filhos de Deus” em Gênesis 6:2 carrega consigo implicações teológicas de grande relevância. Se assumirmos que são anjos caídos, surgem questionamentos sobre a natureza desses seres celestiais e suas interações com os seres humanos.

Por outro lado, se compreendermos que se trata dos descendentes de Sete, evidencia-se a importância da linhagem piedosa na preservação da fé.

Ao considerarmos essas interpretações, somos instigados a refletir sobre temas teológicos essenciais, como a relação entre seres celestiais e humanos, e o papel crucial da linhagem piedosa na história da fé e adoração a Deus.

Essa passagem nos convida a aprofundar nosso entendimento das Escrituras e a buscar uma maior compreensão dos desígnios divinos ao longo da trajetória humana.

A interpretação amplamente aceita entre os teólogos

A interpretação mais aceita entre os teólogos em relação aos “filhos de Deus” em Gênesis 6:2 é que se refere aos descendentes piedosos de Sete, filho de Adão e Eva.

Essa perspectiva considera que a distinção entre os “filhos de Deus” e as “filhas dos homens” se refere a uma divisão entre linhagens piedosas e ímpias, com os primeiros se casando com mulheres ímpias.

Essa interpretação baseia-se na compreensão de que a genealogia apresentada em Gênesis, destaca a linha de Sete como a linha piedosa que preservou a adoração a Deus.

Por outro lado, os descendentes de Caim, também mencionados no livro de Gênesis, são retratados como ímpios e afastados da presença de Deus.

Natureza dos anjos

Na tradição cristã, os anjos são considerados seres espirituais criados por Deus, dotados de inteligência e vontade, mas não possuem uma natureza física como os seres humanos.

Há um versículo na Bíblia que indica que os anjos não se casam. Esse versículo está em Mateus 22:30, onde Jesus diz: “Pois, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu”.

Essa declaração de Jesus foi feita em resposta a uma pergunta dos saduceus sobre a ressurreição dos mortos. Ele afirmou que na ressurreição os seres humanos não se casam nem são dados em casamento, mas serão como os anjos no céu.

Essa afirmação sugere que a natureza dos anjos difere da natureza humana e que eles não se envolvem em relacionamentos matrimoniais.

Embora este seja o único versículo específico que aborda diretamente o assunto, ele fornece uma base para a crença de que os anjos não casam.

Foco principal do relato

Embora o versículo em questão seja intrigante, é importante destacar que o foco principal do relato em Gênesis 6 não está nos “filhos de Deus”, mas na corrupção e maldade que prevaleciam na humanidade naquela época.

A situação descrita revela o estado moral decadente da humanidade e sua separação de Deus, resultando em uma sociedade imersa em violência e iniquidade.

A corrupção e o afastamento dos caminhos de Deus levaram a um juízo divino como meio de purificação e renovação da criação.

A mensagem central é de arrependimento, restauração e busca por uma relação íntima com Deus, evitando o caminho da corrupção e da maldade.

Conclusão

A interpretação dos “filhos de Deus” em Gênesis 6:2 como anjos caídos ou como descendentes piedosos de Sete é um tema complexo e debatido entre estudiosos e teólogos.

Independentemente da posição adotada, é essencial reconhecer que a mensagem principal desse capítulo é a gravidade do pecado e suas consequências.

É essencial se aprofundar no estudo da Palavra de Deus, considerando o contexto histórico, cultural e teológico para uma compreensão mais completa do texto bíblico.

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